Meus podcasts favoritos

Sem dúvida o que eu mais gosto de fazer no meu tempo livre é ouvir podcasts. Desde 2013 eu tenho esse hábito e preencho minhas horas mortas com informação de qualidade ou não. Um costume que carrego desde criança, ouvindo rádio (sim, eu ouvia rádio quando mais nova), mas os comerciais e a programação, que geralmente é impossível de acompanhar, foram os que me fizeram abandonar esses momentos tão analógicos.

Como Lavoisier dizia, tudo se transforma, e a melhor definição para explicar o que é um podcast é: Uma rádio da internet. Só que dez vezes melhor. Você pode escolher seu conteúdo, pular os comerciais, ouvir no momento que puder e ter a comodidade de pausar a trilha, retornar e adiantar.

Eu utilizo muito dos transportes públicos e para sentir que estou sendo produtiva durante essas horas mortas, aproveito para ouvir meus queridos podcasts. Vou listar aqui alguns que me ajudaram muito em diversos campos da minha vida:

1. Mamilos

Com a intenção de fazer jornalismo de peito aberto, Juliana Wallauer e Cris Bartis são as vozes que comandam as polêmicas discutidas uma vez por semana nesse podcast. Os temas variam entre conteúdos pesados e leves e tendem sempre a discutir de forma com que ambos os polos sejam ouvidos e considerados. As duas junto a uma equipe de apoio, mais convidados tratam com respeito e muito carinho todos os assuntos discutidos, avaliando e analisando as situações.

Esse podcast é sempre o meu momento de reflexão da semana, elas me ajudam a me deparar com o diferente, formar uma capacidade crítica autônoma, lidar com meus demônios mais profundos e ficar em paz comigo mesma.

https://soundcloud.com/mamilospod/75-depressao

2. Anticast

Apesar de ter sido descoberto durante as minhas pesquisas sobre Artes, o Anticast também discute muitos outros assuntos para além da minha bolha social. Comandado pelo Ivan Mizanzuck, uma voz que eu gosto tanto que sempre me disponibilizo para ouvir os comerciais, o podcast fala sobre cultura, política, artes, cinema, séries e etc. de forma inovadora estreando um olhar único sobre a atualidade.

https://soundcloud.com/anticastdesign/anticast-198-o-machismo-e-outras-coisas-no-mundo-nerd

3. Um Milkshake Chamado Wanda

O meu momento de abstração da semana começa na quinta feira, às 13h17 quando o Papel Pop disponibiliza essa conversa articulada de muito humor e boas vibrações no soundcloud. Comandado pelo trio Phelipe Cruz, Samir Coelho e Marina Santa Helena o podcast é um grande happy hour que discute o mundo pop com muita descontração. Ele é ótimo para dar risadas, se divertir sozinho e se sentir empoderado ao tratar do universo lgbt, também trabalhando assuntos como preconceito e padrões de beleza.

4. Nerdcast

Um dos maiores podcasts brasileiros é o da dupla empreendedora Alexandre Ottoni e Azaghal, donos do portal  Jovem Nerd, eles praticamente estrearam essa mídia no Brasil e estão atuando há 15 anos na internet. O conteúdo varia de tecnológico, histórico, cinematográfico, literário porém é sempre de grande qualidade para composição de bases fundamentais do intelecto pessoal. Ainda há episódios de audiodrama e de RPG que merecem toda a sua atenção.

5.Não Obstante

Se você se interessa por filosofia deveria guardar um pouquinho do seu tempo pra poder ouvir esse podcast liderado pelo Marcos Beccari. Apesar de ter poucos episódios e eles serem esporádicos, ele sempre chama um convidado para ser entrevistado e na maioria das vezes discutem sobre uma tese interessante que nos dá oportunidade de ter uma perspectiva diferente sobre o mundo em que vivemos.

https://soundcloud.com/naoobstante/nao-obstante-21-estilo-criacao-e-expressao


É muito provável que essa lista mude bastante aqui até o final do ano, mas por enquanto esses sãos os podcasts aos quais me dedico sempre que posso. Espero que gostem e logo mais pretendo fazer uma lista daqueles que ajudam a estudar artes. Se você estiver interessado em saber como faço para ter tantos podcasts perto de mim, acesse esse post onde falo um pouco mais sobre o aplicativo Wecast. Até a próxima 🙂

 

 

 

 

Deixe um comentário