DIY – Estojo de Aquarela

Há muito tempo ando coletando os materiais para fazer meu próprio estojo de aquarela como eu havia visto no blog da Eti Pellizzari e finalmente eu consegui! Divido nesse post quais materiais usei, quais dificuldades encontrei no caminho e como fiz o improviso me agradar ao invés de parecer uma gambiarra.

1

Minha relação com a aquarela tem ficado cada vez mais profunda e eu, ao longo do ano passado adquiri diferentes tipos dessa tinta que costuma ser o xodó de muita gente. Logo mais, meu conjunto de aquarelas em tubo da Pentel ficou esquecido, sendo várias vezes substituído pelas aquarelas em pastilha. A ideia de fazer um estojo de aquarela e essa minha vontade de aproveitar melhor meus materiais se juntou e me deu a possibilidade de fazer esse post, compartilhando com vocês ideias de reciclagem e reaproveitamento.

Materiais

3

  1. Forminha: Reciclei a minha última caixa de Ferrero Rocher e cortei as laterais dele para caber na minha latinha;
  2. Caixinha de Metal: Também reciclei a latinha de uma embalagem de bombons da Cacau Show mas creio que dá para fazer com qualquer outro tipo de latinha-estojo que possa ter no mercado;
  3. Durex/Fita Adesiva: Para fixar a forminha dentro da latinha;
  4. Tesoura: Para cortes em geral;
  5. Aquarelas em Tubo: Quem já utilizou aquarela em tubo e em pastilha sabe que a última é mais prática. As em tubo podem desperdiçar muito do conteúdo pela dosagem imprecisa que costumamos pegar.
Passo a Passo
  1. Achando sua forminha:
4

Forminha de 8 bombons da Ferrero Rocher

Esse passo depende muito do tamanho da latinha que você possui e do tanto de tinta que você tem para aplicar. No tutorial da Eti Pellizzari você pode encontrar outras formas para separar as tintas dentro do estojo. Eu particularmente escolhi o material que eu tinha disponível em casa porque a sensação de reciclagem sempre me deixa mais feliz com a minha ação sobre o meio-ambiente.

5

Da esquerda para a direita: Prussian Blue; Purple; Vandyke Brown; Veridian; Sky Blue; Yellow; Naples Yellow; Red;

Essa é uma das partes mais difíceis desse tutorial porque envolve a escolha das cores para fazer seu trabalho. O objetivo do estojo é poder levar consigo para todo lugar os materiais que você usaria em casa para aquarelar. Portanto, eu recomendo simplificar e utilizar a intuição na hora escolher as cores. Como disse antes, utilizei minhas aquarelas em tubo da Pentel, mas se você estiver levando mais a sério a praticidade do estojo, invista em marcas de maior qualidade.

3. Montando:

6

Fundo do Estojo de bombons da Cacau Show recoberto de Durex;

  • Limpe a forminha e o estojo de metal;
  • Coloque o quanto de fita adesiva você acha necessário no fundo da latinha e fixe a forminha;
  • Certifique-se que a forminha está bem grudada;

4. Aplicando a tinta:

7

Não vou mentir: Os dedos doem! >.<

  • Ordene as cores: Pode ser da mais escura para a mais clara, no meu caso, mas também pode seguir outra lógica;
  • Massageie seus tubinhos: Pelo menos com a Pentel, é comum acontecer de quando a tinta está saindo, sair uma gosma amarela junto dela. Esse fenômeno acontece porque os componentes da tinta não reagem muito bem entre si, portanto, massageie o corpinho delas para que isso não ocorra quando vocês estiver aplicando as tintas;
  • Aplique a tinta: Faça como na pasta de dente e antes de abrir a tampa, reúna a maior quantidade possível da tinta na extremidade próxima à ponta; Depois, com cuidado abra a tampa e mire no local destinado. Esprema até o fim e tente não borrar os cantos da sua forminha; Faça isso com todas.
  • Uniformize a tinta: Para que elas fiquem retinhas e não criem bolhas, balance delicadamente o estojo de um lado para o outro. Utilize um palito de dente para preencher todo o fundo e para misturar algum resquício de gosminha amarela.
Finalizando

Na foto, meu estojo finalizado está no sol, porém, não deixe as aquarelas secarem no sol! Isso pode danificar a qualidade delas. Feche seu estojo e deixe-o descansar.

Mais cedo ou mais tarde suas aquarelas estarão secas e prontas para serem usadas!

2

Espero que tenham gostado, e se vocês já fizeram alguma coisa parecida, ou vão fazer, compartilhe comigo nos comentários!

Abraços!

 

2 comentários sobre “DIY – Estojo de Aquarela

Deixe um comentário